Tudo o que precisa saber sobre depilação laser

March 23, 2014

Muitas foram as estratégias que as mulheres utilizaram ao longo dos tempos para se desfazerem dos pêlos. Desde a mistura de sangue animal com cinzas e minerais, utilizada pelas mulheres egípcias, até ao unguento de arsénico e pó fino empregue pelas romanas. Actualmente, de todos os métodos de depilação existentes, os mais avançados e vantajosos são o Laser e a Luz Pulsada Intensa (IPL) , com resultados comprovados há cerca de 15 anos, apesar de não serem eficazes a cem por cento. Há sempre uma penugem resistente e, em alguns casos, o pêlo nasce de novo, ainda que menos denso e com folículos de diâmetro muito inferior ao do existente antes do tratamento.

 

Como funciona?

A fotodepilção destrói o foliculo piloso (conhecido como pêlo), utilizando o flash de luz condrolada. Para se poder entender melhor como funciona a fotodepilção,veja seguinte exemplo: Quando colocamos um objeto ao sol, ele fica quente, e se esse objeto for preto, fica ainda mais quente, pois absorve uma maior quantidade de energia solar. O mesmo acontece com os pelos: eles absorvem a luz projetada pelo aparelho. Quando mais escuro, mais luz absorverão. Os pelos grisalhos, loiros ou ruivos são mais resistentes ao tratamento de fotodepilação. A justificação é simples: deve-se a total ausencia de pigmentos escuros neste tipo de pêlos.Quanto maior o contraste entre a a pele e o cabelo, melhor o resultado conseguido na remoção dos pêlos. Para o tratamento de fotodepilação ser eficaz, toda a energia de luz enviada pela máquina precisa ser absorvida pelos pêlos, e não pelos tecidos proximos. Esta luz passa através da pele a um grupo de folículos pilosos, onde é absorvida pela melanina (cromóforo escuro do pêlo). A potência utilizada é suficientemente alta para destruir os folículos, mas não para prejudicar a pele á sua volta. Isto chama-se “absorção selectiva”.A energia da luz emitida pela máquina é transformada em calor de 70 graus Celsius, com uma duração de 2 milisegundos (ms) no interior da pele. O calor aplicado irá destruir ou desativar o folículo pela coagulação ou solidificação. Apenas os pêlos que se encontram na fase de crescimento ativo (anágenese), serão destruidos. Os pêlos que se encontram nas fases catágena (deixaram de crescer) e telógena (entraram em repouso, antes de cairem) não serão afectados.

 

Que factores condicionam o sucesso de uma depilação a laser?

Para o tratamento ser bem sucedido, o pêlo terá que estar em fase de crescimento (anágenese). Outros factores que podem condicionar o sucesso de uma depilação a laser são os hormonais.

 

Qualquer zona pode ser depilada?

Sim (tanto no corpo como no rosto), excepto a volta dos olhos e especial atenção as aréas genitais.

 

Em que zona do corpo é mais dolorosa?

A fotodepilação é praticamente indolor mas, obviamente, depende muito da sensibilidade de cada indivíduo. Provavelmente, a área onde este tipo de depilação é mais dolorosa é a área púbica.

 

Deve-se ir para as sessões com o pêlo rapado, em fase de crescimento ou já crescido?

Deverá vir com o pêlo em fase de crescimento ou crescido, para que o especialista possa fazer o diagnóstico.

 

Quanto tempo passa entre as sessões?

Depende bastante das áreas a tratar, podendo variar entre as quatro e seis semanas.

 

Qual o número de sessões necessário?

O número de sessões depende do tipo de pêlo (diâmetro, cor, ...), densidade do pêlo, área a tratar, factores genéticos e factores hormonais.

 

Quanto tempo dura cada sessão?

O tempo de cada sessão depende da área a tratar. Desde 5 minutos (lábio) a 1 hora (perna completa).

 

Como se deve cuidar a pele depois de uma sessão?

Depois de cada sessão, deve-se aplicar um creme calmante e, posteriormente, um hidratante. Realizar uma esfoliação corporal 2 vezes por semana e hidratação diaria. Nos intervalos entre as sessões não se pode utilizar qualquer metodo de depilção que implique remoção do foliculo piloso, assim sendo apenas pode utilizar gilete ou cremes depilatorios. Não descolorar, remove o pigmento do pelo e não há absorção do feixe luminoso.

 

Que tipo de cuidados se deve ter antes da sessão?

Não aplicar antitranspirantes nem desodorizantes no dia de tratamento, nem cremes. Avisar o profissional de qualquer alteração no seu estado clinico que possa ter influencia no tratamento. Não ir a piscina no proprio dia nem dia anterior a tratamento, o cloro fotosenssibilisa a pele.

Please reload

Featured Posts

Transplante Capilar - Técnica FUE

April 19, 2014

1/1
Please reload

Recent Posts

November 8, 2017

September 11, 2017

September 11, 2017

June 25, 2017

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic