Abdominais Perfeitos - Ginastica Hipopressiva

February 6, 2014

 A Ginástica Hipopressiva é uma combinação de exercícios da musculatura abdominal, da musculatura do pavimento pélvico e da musculatura do tronco criada na década de 1950 pelo Fisioterapeuta francês Marcel Caufriezna na Belgica.

 

  Esta combinação de exercícios produz um tipo de movimentação particular dos músculos abdominais (conhecida como manobra de aspiração diafragmática) que tem a propriedade de puxar para cima os órgãos da pelve (bexiga, útero, ovários, etc), reposicionando os e reforçando o pavimento pélvico.

 

   Mais de um terço das mulheres não consegue contrair correctamente a sua musculatura do pavimento pélvico nem manter abdominais activos em repouso, simplesmente por não terem noção proprioceptiva da sua localização, ne como fazer para os contrair.

 

 Além de ser um excelente exercício para treinar a contracção da musculatura do pavimento pélvico e dos abdominais, mais do que isso, treina a dissociação (contracção isolada de cada musculatura) dessas duas contracções.

 

  Estudos recentes mostram que a ginástica hipopressiva tem apresentado resultados na melhoria de prolapsos genitais dos mais diversos graus, como forma de reeducação e reposicionamento ativo dos órgãos pélvicos.

 

 Trata-se de um método que é capaz de aumentar o tónus de repouso, diminuindo as pressões sobre a cavidade abdominal, e provocar uma activação involuntária da musculatura do pavimento pélvico e da faixa abdominal. Ao ser uma técnica mais abrangente, ajuda a normalizar as tensões musculares, sendo muito útil para a postura (reeducação postural).

 

 

10 RAZÕES PARA FAZER DO MÉTODO HIPOPRESSIVO

 

 

 

1. REDUZ PERÍMETRO ABDOMINAL:

 

 

 Reduzir p perímetro da cintura é um dos objectivos estéticos da maioria das mulheres e dos homens para melhoria  a nível estético e de saúde. Ter um cintura estreita implica ter uma faixa abdominal eficiente, que consiga sustentar os órgãos internos e que proporcione um suporte eficaz á coluna.

 

 A maioria das pessoas associa uma barriga lisa aos abdominais tradicionais e mesmo isométricos ou prancha, mas será mesmo assim?!

 

 O Dr.Marcel Caufriez, que trabalha há muitos anos com mulheres com problemas do pavimento pélvico, verificou nos seus estudos que os abdominais tradicionais  pioravam ainda mais os problemas de incontinência urinaria, os prolapsos, diástase abdominal e desconforto sexual.

 

 O objectivo dos exercícios Hipopressivos é manter a contracção da parede abdominal e pélvica sem ter que fazer um esforço, pelo aumento do tónus de fáscia abdominal em repouso.

 

 

2 . REDUZ DOR NAS COSTAS:

 

 

 Os Exercícios Hipopressivos,  pela diminuição de pressão, desencadeiam a  descompressão entre as vértebras, assim, diminui o desconforto e as dores nas costas. Também fortalecem a fáscia abdominal, proporcionando maior estabilidade à coluna lombar.

 

 

 

3. MELHORA FUNÇÃO SEXUAL:

 

 

 Pelo aumento do fluxo sanguíneo e aumento de sensação (propriocepção) na área genital, por sua vez  aumenta o desejo sexual e proporciona maior controle em todos os assuntos relacionados com sexo.

 

 

 

4. AUMENTA RENDIMENTO DESPORTIVO:

 

 

 A melhoria dos músculos respiratórios aumenta o numero de células vermelhas no sangue, e, a melhoria da postura e biomecânica corporal proporcionam um grande aumento da performance atlética.

 

 

5. PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE INCONTINÊNCIA URINARIA.

 

 Muitos estudos, demonstram a eficácia dos exercícios hipopressivos na redução substancial de incontinência urinária até mesmo em mulheres de terceira idade.  Pelo aumento de sustentação do pavimento pélvico, reposicionamento da bexiga e outros órgãos pélvicos.

 

 

6. PREVENÇÃO DE HÉRNIAS:

 

 

 Hérnias inguinais (abdominais, umbilicais, dos discos interverterias, vaginal) e pubalgia são causadas por dois factores:

1ª - um aumento de pressão sobre a parede abdominal e pavimento pélvico.

2ª - tecido que não tem capacidade em segurar.

Os exercícios Hipopressivos aumentam o tónus muscular da fáscia, assim previne o aumento da  pressão pelo esforço, tosse, desporto que causam as hérnias.

 

 

 

7. EXCELENTE MÉTODO PRÉ E PÓS-PARTO:

 

 

 O método Hipopressivo surgiu na fisioterapia pós-parto e é considerado o melhor método de preparação para o parto e recuperação do mesmo, é aplicado em hospitais e clínicas em muitos países.  Pode ser aplicado pela gravida durante o trabalho de parto, de forma a favorecer a intensidade da contracção uterina - o que leva a uma diminuição do tempo de trabalho de parto.

 

 Preparar a mulher gravida para este momento, torna o trabalho de parto uma experiência de maior concentração no trabalho muscular, e menos atenção na dor, diminuindo a sensibilidade em cada uma das contracções.

 

 Os exercícios Hipopressivos até dois dias depois do parto é uma ajuda preciosa na diminuição das dores associadas a esta fase(regresso do útero á sua posição) .

 

 

 

8. MELHORA A CAPACIDADE PULMONAR:

 

 

 Melhora o trabalho dos músculos inspiratórios e expiratórios, assim como a absorção e utilização do oxigénio, sendo indicado para os problemas de asma.

 

 

 

9. MELHORA POSTURA E EQUILÍBRIO:

 

 

 O Método Hipopressivo proporciona uma regulação global do tónus muscular, diminuindo o excesso de tónus de alguns grupos musculares e melhorando os que possuem défice de tónus muscular, ao qual se dá o nome de normalização, proporcionando melhorias posturais em poucas sessões.

 

 

10. MELHORA E PREVINE A “QUEDA “ DOS ÓRGÃOS INTERNOS:

 

 

 A aspiração diafragmatica que ocorre dentro do abdómen, pela diminuição de pressão intra-abdominal, reposiciona a bexiga, o recto e, no caso das mulheres, o útero.

 

 

Please reload

Featured Posts

Transplante Capilar - Técnica FUE

April 19, 2014

1/1
Please reload

Recent Posts

November 8, 2017

September 11, 2017

September 11, 2017

June 25, 2017

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic