Fisioterapia Respiratória

1/2

O que é ?

 

   A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório e levam o paciente à dificuldade respiratória, perda de massa muscular e falta de ar.​


Para que serve a fisioterapia respiratória ?

 

  A fisioterapia respiratória serve para melhorar o aporte de oxigênio para todo o organismo. O objetivo sempre será libertar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada, como o flutter e o nebulizador.

 Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a capacidade de respiração, mobilizar as secreçoes e trabalhar os músculos respiratorios.

Fisioterapia respiratória em Pediatria

 

 A fisioterapia respiratória pode ser realizada ainda na infância, sempre que houver necessidade, pois as crianças também são susceptíveis ao surgimento de doenças como pneumonia e bronquiolite e a fisioterapia respiratória poderá ser indicada para tratar estas e outras doenças a fim de melhorar a troca gasosa e assim facilitar a respiração.