Cirurgia

Com recurso ás mais avançadas técnicas de anestesia e materiais inovadores é efectuado todo o tipo de cirurgia oral tais como extração de dentes inclusos, dentes do siso, cirurgia pré-protética, remoção de quistos, apicectomia, biópsia oral, etc.
Os 3ºs molares ou dentes do siso são uma causa comum de dor de dentes ou nas gengivas e podem causar inflamação gengival, cáries nos dentes adjacentes ou até mesmo a sensação de dor de ouvidos ou de cabeça. Por esse motivo torna-se necessário avaliar a sua posição e decidir, caso necessário, a sua extracção por via cirurgica.
 
Cuidados Após Extração Dentária ou Cirurgia Oral:
 

1. Morda a compressa durante 30 minutos

 

2. É recomendável que não fume especialmente nas primeiras 24h após a cirurgia

 

3. Não bocheche nem cuspa nas 12 h após a cirurgia pois pode remover o coágulo de sangue e interromper a normal cicatrização

 

4. A dieta deve ser mole ou liquida e fria nas primeiras 24 a 48 horas. Poderá ingerir gelados, sumos, iogurtes, batidos, gelatina, etc. Não ingira álcool nem bebidas gaseificadas

 

5. Deve evitar a exposição ao sol, alimentos quentes e duros e esforços fisicos até á remoção da sutura.

 
6. Descansar e dormir com a cabeça mais elevada (usar 2 almofadas) e evitar deitar-se sobre o lado da face que foi intervencionado. 
 
7. Nas primeiras 24 horas poderá surgir uma ligeira perda de sangue na zona da ferida cirúrgica. Deverá colocar uma compressa e morder durante 30 minutos (poderá repetir esta operação) Se não parar deve consultar ajuda profissional (normalmente uma sutura no local resolve).

 

8. Aplicar gelo no rosto sobre a região operada, durante as primeiras 24h, em periodos alternados de 5 a 10 min. O gelo ser colocado num saco plástico e envolvido numm pano de modo a evitar queimaduras no rosto. O gelo é um potente Anti-inflamatório.

 

9. Fazer bochechos leves 2 a 3 vezes ao dia com um antiséptico oral, á base de clorohexidina 0,2%, durante um minuto inciando apenas 24h após a cirurgia de modo a evitar a remoção do coágulo recem formado

 

10. Procure escovar os dentes e a lingua normalmente, na região intervencionada escove com cuidado usando uma escova extra suave. Uma boa higiene oral é muito importante para uma boa cicatrização.

 

Dependendo do acto cirúrgico a que foi submetido poderá nos 7 a 12 dias seguintes poderá apresentar dor, inchaço, hematoma, dificuldade em abrir a boca e algumas vezes mal estar e febre até 38 graus. Estes são efeitos secundários normais esperados. Caso sinta algum agravamento dos sintomas, pús ou mau odor na zona operada deverá contactar o seu médico dentista.